Blogs

sábado, 27 de agosto de 2011

Histórico da Madrid

Nossa Escola foi inaugurada em agosto de 1958, durante o governo JK e sendo prefeito  o Doutor José Joaquim de Sá Freire Alvim, numa década que se caracterizou pela aproximação entre Estados Unidos e União Soviética, minimizando as tensões da Guerra Fria e deixando o mundo menos apreensivo.

Foram os anos do surgimento do rock and roll, do jeans, do hambúrguer e da Coca-Cola, o cinema de Hollywood divulgava o modo de vida americano para todo o ocidente. Foi uma década marcada pelo suicídio de Getúlio Vargas e pelos anos dourados do governo de Juscelino Kubitschek, com seu projeto de desenvolvimento nacional, através do plano de metas que pretendia fazer o país crescer 50 anos em 5 por meio do incentivo à industrialização e da abertura da economia brasileira ao capital estrangeiro. O Brasil entrava na época da modernidade e do consumo, o que transformou  o cotidiano e os hábitos dos brasileiros. O ano de 1958 seria aquele que ficaria na memória como o clímax desta euforia da década, cujo aspecto mais destacado seria a primeira vitória brasileira da Copa do Mundo, iniciando a saga que, posteriormente, transformaria o Brasil no país do futebol. Também no cenário esportivo, as raquetes de Maria Ester Bueno trouxeram para o Brasil a vitória nas quadras de Wimbledon.

O Rio de Janeiro viveu os seus últimos anos de capital federal, exportando para o mundo as belezas de Copacabana e o som suave da  Bossa Nova. A televisão começava a seduzir os brasileiros e a violência urbana ainda não assustava as populações das grandes cidades. Durante esse período, a Escola Madrid funcionou em dois turnos como escola de 1ª à 4ª série (nomenclatura da época). Um grupo seleto de professores, por volta de 1963, atendia crianças da Favela do Esqueleto, onde hoje se encontra a UERJ. Havia duas turmas que faziam parte de um projeto piloto, subsidiado por americanos, inclusive com controle nutricional. Mais tarde, com a remoção da Favela, a Escola passou a fazer parte da Rede Oficial da Capital. Durante algum tempo funcionou à noite, de forma independente, com o curso supletivo. Aproximadamente em 1975, a Escola passa por mais uma transformação: as turmas de Jardim de Infância deram lugar a turmas de 5ª à 8ª série (nomenclatura da época), concomitantemente com as do 1º segmento (até a 4ª série). Provavelmente, por volta de 1985, a Madrid passou a receber somente alunos que cursassem de 5ª à 8ª séries, hoje, do 6º ao 9º ano.


Quanto ao nome MADRID, ainda não temos referências.


9 comentários:

  1. Parabéns, Profª Paula! O blog ficou uma graça! Adorei! Beijos, Profª Nívea Segreto.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite,meu nome é Valdecir ,tenho 45 anos e sou ex-aluno dessa escola maravilhosa que é a Madrid.Minha saudosa mãe era merendeira dessa escola se aposentando em 1993. O nome Madrid dado á escola é em homenagem á capital da Espanha,lembro-me muito bem que no final do antigo corredor havia dentro de um armário as 2 bandeiras: Brasil e Espanha.Muitas pessoas famosas ,estudaram um dia nesta escola ,dentre eles o goleiro da seleção Julio Cesar ,minha saudosa mãe tinha como colegas de trabalho,D. Isabel,josefa,Cleuza.Na epoca a então diretora era D.Marli sendo substituída por D.Irany Guerra de Mello.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valdecir,
      Meu nome é Márcio Pereira (havia na época outros dois o Márcio Baronto e o Márcio Caruso)...
      Lembro de você, estivemos na mesma turma durante alguns anos... Como lembro do Jaeder, do João, dop Rogério, do Mauro, do Guerra, enfim tantos outros colegas...
      Lembro com muito carinho de sua mãe e lembro também da Dona Cleuza, que tinha um filho chamado Marcos, um pouco mais velho que nós dois mas que também estudou na escola... Lembro com gratidão e alegria da Dona Marli e Dona Iracy, tenho também várias professoras em boa lembrança, Maria Lucia, Dirce Maria Amélia, entre tantas outras, mas lembro especialmente da prof. Bibliotecária ... Dona Margot... Ela que me ensinou a amar os livros até hoje... nossa como foi importante em todos os aspectos da minha vida...
      Bom demais lembrar aqueles tempos, e lembra de uma escola EXEMPLAR.
      Um abraço para você Valdecir e para todos que participaram da construção destas boas memórias da minha infância e adolescência...
      OBRIGADO a todos...

      Excluir
    2. ola marcio,boas lembranças,anote o meu numero 992844635,tenhocontato com o Jaeder e o Eduardo pastinha preta.

      Excluir
    3. ola marcio,boas lembranças,anote o meu numero 992844635,tenhocontato com o Jaeder e o Eduardo pastinha preta.

      Excluir
  3. Obrigada pela colaboração, Valdecir!

    ResponderExcluir
  4. saudade da escola madrid estudei ai 2009,2010,2011,2012 4 anos que mais gostei da escola madrid eu ainda gosto dela a escola madrid vai ta no meu coração meu mone e leonardo faria huguenin saudade

    ResponderExcluir
  5. Que saudades,Meu Deus!!! Momentos maravilhosos...Eu sou a Divina,estudei com você Valdecir,Jaeder,Marcelo Paiva,Marcio Caruso,Nooossa...muitas saudades mesmo!!
    Tinha o Itajaí,a Maria Paula...Poxa,poderíamos marcar algo para nos encotrar,relembrar,rir...séria Maravilhoso reunir os quarentões!!!!

    ResponderExcluir