Blogs

domingo, 30 de setembro de 2012

Semana Com-Viver Com-Ciência e Cidadania (de 10 até 14/09/12)


A turma 1901 teve uma semana diferente com a equipe de pesquisadores da UFRJ (Laboratório de Tecnologias Cognitivas), que vem trabalhando junto à escola no desenvolvimento e na integração do projeto UCA às atividades pedagógicas. A Semana teve como temática central, o conceito de Saúde.

Este projeto, desenvolvido em parceria com a direção e os professores da escola, teve como objetivo discutir com os alunos o conceito de saúde na sua concepção mais ampla para que eles percebessem que saúde é um tema transversal e que ter uma vida saudável é mais do que ter um corpo saudável. Nesse sentido, as atividades foram planejadas de forma interdisciplinar procurando mostrar aos alunos que saúde é uma questão que pode ser discutida e compreendida sob diferentes aspectos estando articulada com as disciplinas que eles estudam.







Foram abordados temas como alimentação saudável, esportes, higiene bucal, drogas, proteção sexual, morte, sonhos, política, saúde, estética, cuidados com o corpo, gravidez precoce, vacinas, bem estar, sono, stress, saúde mental, preservação do meio ambiente, peso/ altura (IMC), entre outros.





   A Caderneta de Saúde foi estudada e preenchida:




Aliado a este conceito, todas as atividades foram planejadas para incluir o uso dos computadores que cada aluno tem disponível na escola, de forma a integrar esta tecnologia como ferramenta de auxílio na busca e construção dos conhecimentos discutidos durante a semana.





Trabalhando com o peso e a altura:









        
Podemos dizer que a turma foi bastante receptiva ao projeto e participou ativamente das atividades, gerando trabalhos e discussões muito ricos que certamente contribuíram para o próprio crescimento dos alunos. O sucesso desta experiência nos estimula a planejar para o futuro a expansão deste projeto às demais turmas. 
Um jornal eletrônico com as produções da turma está em fase de produção.

2 comentários:

  1. Tenho Um imenso Carinho por essa escola, aí passei 4 anos da minha vida, minha passagem por essa escola foi complicada na época rs.. Sou a 3° Irmã Ceci, já que minhas irmãs mais velhas também passaram por aí Foi a mais velha que abriu passagem Roberta Ceci depois Paula Cecí e eu a mais nova das Cecís Flávia Cecí. Na época foi complicado, pq das tres eu era a mais levada e seu Roberto diretor da época, não compreendia muito a minha bagunça rs.. coisas de adolescente.
    Tive um momento muito triste vivido aí no Madrid e toda a equipe me abraçou com muito carinho e compreensão. No ano de 1996 engravidei e quando estava com 18 semanas de gestação o pai do meu filho sofreu um acidente e veio a falecer. Todos os professores,coordenadores, direção me trataram como uma filha, fui muito bem acolhida nessa escola, levo um carinho imenso por esse lugar.
    Ano passado tentei uma vaga Para minha filha mais nova, mas o processo foi estranho pq a secretaria que enviava as solicitações eletronicamente, não entendi nada pq minha filha caiu em uma escola que nem foi minha escolha, e assim fiquei sabendo que aconteceu com outras pessoas, enfim.. Esse ano tentarei de novo, espero conseguir, estimo muito o trabalho que sempre foi feito nessa escola. Espero que mais uma Cecí tenha o privilégio de estudar com pessoas comprometidas no crescimento de um cidadão. Deixo aqui meu comentário e parabenizo o projeto acima executado ESPETÁCULAR!!!! Flávia Cecí. Contatos flaviaceci@hotmail.com/93341514.

    ResponderExcluir
  2. Dayse Guimarães Ribeiro9 de outubro de 2012 às 22:05

    Parabéns a todos os professores, profissionais da UFRJ e alunos envolvidos nesse projeto inovador dentro da escola. Foi um trabalho construído pelos próprios alunos e coordenado por profissionais que buscam uma educação crítica de qualidade.

    ResponderExcluir